O grupo PET – Conexões de Saberes/Comunidades do Campo, iniciou suas atividades em dezembro de 2010 no Setor Litoral da UFPR, tendo o professor Valdir Frigo Denardin como tutor e criador até o ano de 2015, ano em que a professora Liliani Tiepolo assumiu a tutoria do PET. Atualmente é conduzido novamente pelo tutor Valdir Frigo Denardin, que se constitui de diversos cursos da instituição, entre eles: Agroecologia, Ciências Ambientais, Serviço Social, Geografia
Por ser interdisciplinar, os integrantes desenvolvem atividades no âmbito acadêmico das mais diferentes naturezas, como pesquisas individuais e em grupo, organização de eventos, ciclo de estudos, Cine Conexões, palestras e visitas técnicas e envolvimento polÃtico dentro da instituição (congressos do PET, reuniões com outras entidades estudantis ou em esferas administrativas da UFPR). Através dessas atividades, cada um desenvolve diferentes tipos de habilidades, como a criatividade, o comprometimento, a comunicação e a competência.
O grupo desenvolve ações que visam articular ensino, pesquisa e extensão, a partir de referencial bibliográfico atrelado a um conjunto de ações voltadas para a realidade da agricultura familiar local. As atividades de ensino e pesquisa são desenvolvidas no meio acadêmico, nas instalações da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, as atividades, de extensão tem como finalidade apoiar e propor ações de extensão junto às comunidades rurais. Dessa forma, busca estabelecer mecanismos que inter-relacionem a comunidade acadêmica com o contexto rural local, promovendo uma boa relação entre o meio acadêmico e a comunidade externa.